Carta de Serviços - Programas
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Competências dos Programas:
Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo - AETE
- participar de reuniões ofertadas pelo departamento;
- acompanhar as turmas via BI e visitas nas escolas;
- relatórios mensais sobre o programa;
- planilhas de acompanhamentos;
- formações para professores;
- formações para professores com parceria SEED/NRE/CREF;
- orientações de documentos;
- reuniões com a direção, a equipe pedagógica e os professores das Atividades de Ampliação de Jornada, objetivando orientá-los sobre os aspectos pedagógicos e legais dos Programas;
- relatórios de participação das turmas de AETE nos Jogos Escolares Acompanhamento de aberturas, fechamentos e remanejamentos de turmas junto ao Sere e RH;
- acompanhamento das elaborações, postagens das periodizações no Classroom;
- analisar com a direção, equipe pedagógica e professor(es) das atividades, as situações que requerem atenção, especialmente aquelas relacionadas ao ensino e aprendizagem e ao abandono, entre outras, para a proposição de ações de superação dos desafios identificados.
Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - Celem
- verificações in loco para abertura de novos cursos, bem como para acompanhamento pedagógico;
- orientação para a elaboração das Propostas Pedagógicas Curriculares e dos Planos de Trabalho Docente;
- reuniões para orientações;
- orientação e acompanhamento do trabalho das equipes pedagógicas da instituição de ensino, no que se refere às práticas desenvolvidas pelos professores, seus registros e hora-atividade;
- orientação para a elaboração do calendário escolar e o horário de funcionamento dos cursos;
- orientação para elaboração de projetos para eventos.
Ganhando o Mundo Estudantes
- formar uma comissão que atuará no acompanhamento do Programa Ganhando o Mundo,
- composta por técnicos do NRE e respectivos suplentes, sendo: a) um técnico responsável pelo Programa Ganhando o Mundo no NRE; b) um técnico representante do Departamento de Normatização Escolar – DNE; c) um técnico representante do Departamento de Governança de Dados Educacionais – DGDE, responsável pelo Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE; d) um técnico pedagógico das disciplinas da Educação Básica;
- acompanhar desde a divulgação dos editais de inscrição e de classificação, análises dos recursos e as etapas necessárias até o embarque do estudante;
- requerer, receber e conferir os documentos entregues pelas direções dos colégios conforme segue: a) Termos de Compromisso dos Pais ou do Responsável Legal e do Estudante (Anexos III e IV) com reconhecimento de firma das assinaturas em cartório, ou Termo de Desistência - Início do Programa (Anexo VIII - A); b) com os Termos de Compromisso e Autorização, deverão ser entregues os seguintes documentos: I. Termo de Ciência de Responsabilidade para Revalidação e quivalência dos estudos (Anexo V); II. Termo de Responsabilidade sobre Informação de Saúde (Anexo VI); III. Autorização de Desembarque (Anexo VII); IV. Ficha Cadastral do Estudante (Anexo X);
- acompanhar os estudantes selecionados no Programa em todo o tempo (antes, durante e depois) da viagem - Auxiliar na elaboração e acompanhar a aplicação no desenvolvimento dos projetos com temáticas relacionadas às aulas de idiomas, cidadania, meio ambiente, especificidades socioculturais, empreendedorismo e educação financeira, responsabilidade social, cooperação e harmonia entre os povos e nações, inovação científica e tecnológica, educação financeira e dentre outros temas relevantes acordados com a escola, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada durante o intercâmbio;
- acompanhar via e-protocolo todos os pedidos de estágio acadêmico, auxiliar as instituições de ensino e estagiários;
- Acompanhar as determinações legais do processo de autorização para pesquisa acadêmica no NRE e auxiliar o pesquisador na organização de sua documentação.
Ganhando o Mundo Professores
- realizar a articulação NRE/Escolas, na divulgação e encaminhamentos do Programa, instituído pela Lei n.º 20.009/2019, que oferta formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Mais Aprendizagem - PMA
- promover a recomposição das aprendizagens e o aprimoramento dos conhecimentos;
- desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade, interpretação, raciocínio lógico, cálculo, resolução de problemas e problematização para contribuir com a taxa de aprovação e redução da taxa de abandono escolar;
- observação em sala de aula, com feedback formativo;
- registrar nos relatórios mensais os acompanhamentos realizados nas instituições de ensino;
- acompanhar, por meio das ferramentas disponíveis, a quantidade de estudantes matriculados nas turmas, bem como sua frequência,contatando o gestor para os devidos encaminhamentos;
- acompanhar o funcionamento das turmas do PMA, ao longo do ano letivo, propondo ações para melhoria;
- acompanhar os resultados de desempenho escolar e o remanejamento dos estudantes e, quando necessário, efetivar o remanejamento da demanda entre as instituições de ensino do NRE.
Recursos Educacionais Digitais
- orientar, apoiar e acompanhar professores(as) e Equipes Gestoras em relação aos Programas que utilizam recursos educacionais digitais que têm como finalidade apoiar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se em uma proposta que aprimora o desenvolvimento das habilidades previstas nos documentos curriculares do Estado do Paraná;
- programa e recursos digitais: Programação Paraná, Redação e Leia Paraná, Matemática Paraná, Inglês Paraná e Desafio Paraná.
Programação Paraná - Edutech
- visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, oportunizando o protagonismo do estudante.
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