Carta de Serviços - Modalidades

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Competências das Modalidades:

Educação do Campo

  • ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
  • ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.

 

Educação Especial

  • assessorar pedagogicamente os professores dos Atendimentos Educacionais Especializados no turno e contraturno para orientações e sugestões de ações que contribuam para o desenvolvimento pedagógico;
  • contribuir na elaboração e implementação de ações pedagógicas diversificadas, que sejam definidas a partir das especificidades e necessidades voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógico realizado pelos professores;
  • promover reflexões sobre a Educação Especial e a Inclusão por meio de formação;
  • participar dos eventos, cursos, simpósios, seminários e encontros programados pela SEED/DEIN;
  • atender as solicitações de informações feitas pela Coordenação da Educação Especial/SEED/DEIN;
  • promover reuniões de repasses e formações para os professores do AEE;
  • contatar as Secretarias Municipais para tratar de assuntos pertinentes a Educação Especial;
  • analisar e acompanhar juntamente com o Setor de Estrutura e Funcionamento a solicitação de Autorização, Renovação e Cessação de Atendimento Educacional Especializado;
  • orientar e acompanhar as escolas quanto às Propostas Pedagógicas e Regimento Escolar;
  • realizar visitas sistemáticas às Escolas Especializadas;
  • realizar o acompanhamento e o monitoramento dos Termos de Colaboração através de Relatório Técnico de Monitoramento e Avaliação dos Termos de Colaboração;
  • incentivar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no Ensino Regular;
  • acompanhar a proposição, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de condições para o acesso, permanência e qualidade na escolarização dos estudantes com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos, bem como à identificação e intervenção pedagógica na escolarização de estudantes integrantes destes segmentos matriculados nas Escola e Colégios jurisdicionados ao NRE de Ibaiti;
  • participar da comissão de verificação para autorização ou renovação de funcionamento dos serviços especializados;
  • orientar à equipe pedagógica e professores dos AEE quanto a preenchimento de Planos e relatórios dos estudantes;
  • repassar as Escola/Colégios e Secretarias Municipais documentos oficiais relacionados a Educação Especial;
  • acompanhar os protocolados relacionadas às demandas da Educação Especial;
  • atender as escolas/colégios e secretarias municipais em relação às demandas da Educação Especial.

Educação Indígena

  • assessorar a Equipe diretiva e pedagógica com orientações e sugestões de ações que contribuam para o desenvolvimento pedagógico;
  • contribuir na elaboração e implementação de ações pedagógicas diversificadas, que sejam definidas a partir das especificidades e necessidades voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógico realizado pelos professores;
  • promover reflexões sobre a Educação Escolar Indígena por meio de formação;
  •  
  • participar dos eventos, cursos, simpósios, seminários e encontros programados pela Seed/DEIN;
  • atender as solicitações de informações feitas pela Coordenação da Educação Escolar Indígenal/Seed/DEIN;
  • promover reuniões de repasses e formações para Equipe diretiva e pedagógica do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã;
  • analisar e acompanhar juntamente com o Setor de Estrutura e Funcionamento a solicitação de Autorização, Renovação e Cessação relacionados a Educação Escolar Indígena;
  • orientar e acompanhar o Colégio quanto às Propostas Pedagógicas e Regimento Escolar;
  • realizar visitas sistemáticas ao Colégio Estadual Indígena Yvy Porã;
  • acompanhar a proposição, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de condições para o acesso, permanência e qualidade na escolarização dos estudantes
  • indígenas;
  • participar da comissão de verificação para autorização ou renovação de funcionamento de serviços relacionados a Educação Escolar Indígena jurisdicionada ao NRE de Ibaiti;
  • repassar ao Colégio Estadual Indígena Yvy Porã documentos oficiais;
  • acompanhar os protocolos relacionados às demandas da Educação Escolar Indígena.

 

Educação Profissional

  • realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
  • orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
  • ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 


Educação de Jovens e Adultos - EJA

  • realizar o acompanhamento pedagógico aos CEEBJA e às instituições de ensino que ofertam a modalidade EJA, a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com  objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, o abandono e evasão escolar;
  • promover a qualificação aos estudantes, de forma a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão;
  • propiciar a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental - fase II, para pessoas a partir de 15 anos de idade e a conclusão do Ensino Médio, em um ano e meio, para pessoas a partir dos 18 anos de idade.

 

 

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h
(43) 3546-xxxx
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