Representante do MEC visita o CAS Regional Oeste - Guarapuava 27/05/2019 - 10:40

O Consultor Educacional, da Área de Educação Bilíngue, do Ministério da Educação e Cultura - MEC, André Ribeiro Reichert, durante o mês de maio está realizando visitas nas Escolas Bilíngues, no Estado do Paraná. Sabendo sobre as ações do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná - CAS Regional Oeste - Guarapuava, acrescentou nossa cidade em seu itinerário e veio conhecer os projetos desenvolvidos durante este primeiro ano de funcionamento do centro. Sendo assim, no dia 22, esteve com os profissionais do CAS e a professora Irene Stock, da Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro, representante da comunidade surda e militante em prol da educação de surdos.
Em reunião com a equipe do CAS, Reichert afirmou que essas visitas são necessárias para que seja realizado um levantamento de dados que ampare modificações na legislação, bem como a criação de emendas e decretos que favoreçam a educação surda no Brasil e concretizem a criação de Escolas Bilíngues e Escolas Polos Bilíngues, entre outras demandas da área, que são metas apontadas no Plano Nacional de Educação - PNE.

Na oportunidade a equipe CAS apresentou o plano de ação 2019, o relatório anual de atividades de 2018, e ainda a demanda diária de atividades, e acompanhou o professor em uma visita à Escola Municipal São José, onde foram recepcionados pela professora Doraci Senger Luy, Secretária Municipal de Educação e Cultura de Guarapuava, pela diretora Ozimara Aparecida Pereira de Cristo e toda equipe pedagógica, para conhecer o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino, no que se refere à área da surdez.
Ao observar o contexto inclusivo da escola, Reichert, recomendou sobre importância da educação bilíngue para surdos em um único espaço, para que seja contemplado um desenvolvimento cultural e linguístico destes alunos. Pois, segundo ele, nada melhor do que o vínculo com a aprendizagem ocorrer a partir de sua língua materna, ou seja, a Libras deixa de ser apenas um recurso pedagógico.

No período da tarde, seguiu-se a pauta com a equipe do CAS que recebeu a visita da Chefe do NRE de Guarapuava, professora Kelly Rosa Walendorff, que deu as boas vindas a Reichert e reforçou o apoio do NRE Guarapuava às atividades do CAS.

Reichert encerrou declarando que levará ao MEC as demandas apresentadas pela equipe CAS e ainda, que observar as atividades realizadas deixou-o determinado a reivindicar e propor ao MEC a necessidade de recursos diretos a este órgão, para que o mesmo amplie seus trabalhos de formação aos profissionais da área da surdez, laboratórios bilíngues, núcleos de convivência, materiais pedagógicos da área, entre outras atividades, tendo em vista que atende a 21 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS