O lúdico e a dinâmica nas aulas de matemática - o Skatista! 07/05/2019 - 16:10

Alunos dos 1º Anos B e C, do Ensino Médio, do Colégio Estadual Cristo Rei, tem aprendido a matemática de uma forma mais lúdica e dinâmica.
A aula faz parte de um projeto, da professora Adriane Eleutério Souza, onde ela leva até a sala de aula diversos personagens – de criação própria, para proporcionar aos alunos, aulas mais atrativas e que ajudem na assimilação do conteúdo.
Hoje, a professora nos apresenta o Skatista e, nos conta que tudo começa com a “Torre de Hanói” - jogo de raciocínio lógico a partir do número de movimentos em relação ao número de discos. Ela nos explica, que este jogo proporciona a relação entre dois conjuntos, os quais são explorados pedagogicamente para a construção do conceito de função e também, para o entendimento sobre conjunto domínio, contradomío e imagem, corroborando para o entendimento da construção gráfica no plano cartesiano.
A Torre de Hanói é um recurso didático de fácil acesso e, encontra-se na maior parte das escolas.
Segundo a professora Adriane, “a dimensão lúdica que se cria em sala de aula, desperta os canais de comunicação dos alunos para melhor compreensão dos conteúdos de forma aplicada, assim o personagem e a paródia faz com que haja assimilação e estímulo na memória longa ou curta do aluno”.
As paródias e os personagens criados pela professora, estão registrados como obras literárias e artísticas, na biblioteca Central do Rio de Janeiro.
Confira os vídeos desse Skatista maneiro, clicando aqui!