Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca e Conselho Tutelar do Candói: Parceria que dá certo! 11/06/2019 - 14:10
Os motivos que levam os alunos à evasão escolar são numerosos e variados: o desinteresse pela escola, as dificuldades de aprendizagem, a necessidade de trabalhar, a falta de estímulo familiar, as questões de saúde, problemas com o acesso à instituição de ensino, são apenas alguns deles.
Para a equipe gestora do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca, acompanhar a frequência dos alunos, conhecer a realidade da comunidade, acompanhar o envolvimento dos professores e conversar com os funcionários da escola, são medidas já realizadas no combate à evasão escolar. No entanto, para fortalecer esse processo, o colégio possui uma parceria sólida e efetiva com o Conselho Tutelar do município; parceria essa que vem dando muito resultado!
No último dia 04, como estratégia para o Sucesso e Permanência na Escola, as Conselheiras Tutelares Arci, Angelina e Marli, realizaram uma palestra com todos os alunos do colégio com enfoque no Combate à Evasão. O objetivo principal dessa ação, foi conscientizar o aluno da importância da assiduidade na escola e, como as faltas podem prejudicar no rendimento escolar e na aprendizagem. Aproveitaram o momento também, para relatar todo o processo realizado pelo Conselho Tutelar para que o aluno retorne à escola, que vão desde as faltas alternadas, consecutivas registradas no SERP pela escola, até a visita domiciliar realizada pelas conselheiras tutelares.
Para o Diretor Cleiton: “Faço menção especial ao conselho tutelar pela parceria firmada em prol da educação e principalmente, ao acesso e permanência na escola. Cito também, a importância do processo in loco da verificação dos alunos evadidos feito pela equipe pedagógica e também do resgate de alguns alunos que estavam evadidos e voltaram”.